segunda-feira, 21 de abril de 2008

Competências-Chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência

• Reconhecer, na sua vida corrente, a multiplicidade e interligação de elementos sociais, tecnológicos
e científicos;
• Agir de forma sistemática, com base em raciocínios que incluam conhecimentos científicos e
tecnológicos validados;
• Operar na vida quotidiana com tecnologias correntes, dominando os seus princípios técnicos bem
como os impactos (positivos ou negativos) nas configurações sociais e ambientais;
• Procurar informação técnico-científica, interpretando-a e aplicando-a na resolução de problemas ou
na optimização de soluções;
• Planificar as suas próprias acções, no tempo e no espaço, prevendo e analisando nexos causais
entre processos e/ou fenómenos, bem como recorrendo a métodos experimentais logicamente
orientados;
• Conceber as próprias práticas como, simultaneamente, produto e produtor de fenómenos sociais
específicos, passíveis de uma abordagem científica;
• Saber explicitar alguns dos conhecimentos científicos e tecnológicos que utiliza na sua vida corrente,
através de linguagens abstractas de nível básico;
• Entender a ciência como processo singular de produção e validação de conhecimentos mais adequados
ao mundo real, mas também como prática social em constante transformação, incluindo amplas
áreas de incerteza.

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